20 de jul. de 2008

História do Tchoukball


O Tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, durante a década de 60. No decorrer de seu trabalho, este médico de Genebra se deparou com um grande número de atletas que se lesionavam durante a prática esportiva. Ele percebeu, entre outras coisas, que esses traumas se deviam aos movimentos que não eram adaptados à fisiologia humana ou as várias formas de agressividade encontradas em certos esportes. Esta realidade diária aumentou suas preocupações a respeito do valor educativo dos esportes modernos. Portanto, temendo os abusos dos esportes, o Dr. Brandt decidiu criar, por meio do Tchoukball, um esporte que permitisse que o indivíduo adquirisse e mantivesse um duradouro equilíbrio físico, mental e social. Destacando-se por sua abordagem puramente educativa, o Tchoukball procura tornar possível o sonho do Dr. Brandt, ou seja, que o esporte deva "contribuir para a construção de uma sociedade humana digna".
O Dr. BRANDT criou um novo jogo, o Tchoukball, o qual expõe dentro de sua obra intitulada Estudo Científico dos esportes de equipe. O Tchoukball apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, do Handebol e do Voleibol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e dois quadros de remissão e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários. Pelo seu caráter lúdico, o tchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo independentemente da sua idade, seu sexo ou capacidade atléticas.

Historia de Hermann Brandt e o primeiro passo para o Tchoukball

Dr. Hermann Brandt nasceu em seis de outubro de 1897, em La Chaux-de-Fonds (Neuchâtel, Suíça). A partir de 1924, ele se interessou por ginástica medicinal, em reeducação física, no controle médico e no papel do esporte na sociedade. Em:
– 1928 promove o esporte universitário na Suíça;
– 1929 fez parte do desenvolvimento do basquete e foi o principal apoiador da introdução do basquete feminino na Suíça;
– 1932 criou o primeiro centro para Medicina Esportiva na Suíça. Este centro, administrado por ele até os 65 anos, foi anexado à Universidade de Clínica Médica de Genebra. Também nesta época ele se envolveu com o voleibol e o introduziu na Suíça;
– 1951 cria o Geneva Volleyball Club e, em 1958, o Sport Handicap. O ano de 1958 é também o ano de criação da Federação Suíça de Voleibol;
– 1954. Desde 1932 ele está envolvido com o voleibol e, por isso, a mídia da época o elege o “pai do voleibol suíço”;
– 1960, o Dr. Brandt recebe a medalha de ouro dos Esportes Franceses e da Juventude e é nomeado com mérito o “representante dos esportes”.

Desde 1966, a idéia do tchoukball floresce em sua mente. Em 1967, é publicado um primeiro livro, intitulado “Da educação física ao esporte, pela biologia”, no qual ele descreve as bases cientificas do tchoukball. Em 1968, ele organiza demonstrações e conferências sobre tchoukball e em 1969, com a ajuda de Michael Favre, escreve o primeiro livro sobre tchoukball: “Estudo crítico científico sobre esporte coletivo”, que foi publicado em 1971.

Em 1970, Dr. Brandt apresenta sua pesquisa sobre treinamento, educação física e a concepção de um novo esporte, o tchoukball, no IFPE (Federação Internacional de Educação Física) e recebe o prêmio Thullin, destinado ao melhor trabalho original sobre as teorias da educação física, em um ponto de vista físico, educacional e social.

Em 1971, a Federação Internacional de Tchoukball, assim como as duas primeiras federações nacionais (Suíça e França), é criada. A partir de 1972, John Andrews (que foi presidente da IFPE e depois se tornou presidente da Federação Internacional de Tchoukball) começa a difundir o esporte pelo mundo. No mesmo ano, a Federação Inglesa de Tchoukball é criada.

Depois de um longo período doente, Dr. Brandt falece em Genebra no dia 15 de novembro de 1972.

Desde então, Michael Favre (Suíça) e John Andrews (Grã Bretanha) assumiram a liderança e fizeram a Suíça e o resto do mundo (Taiwan, Brasil, Argentina, Paquistão e Índia, por exemplo) descobrir o tchoukball. Em 1977, Ray-Ming Fuang, um professor de educação física de Taiwan, se apaixonou pelo tchoukball e iniciou o desenvolvimento do esporte em Taiwan e, posteriormente, na Ásia. Não seremos capazes de citar todas as pessoas que permitem atualmente que o tchoukball continue a crescer pelo mundo, mas percebemos que a transmissão das idéias idealizadas pelo tchoukball suíço e de qualquer outro lugar está e sempre estará vinculada ao entusiasmo e conhecimento das pessoas que são convencidas pela filosofia do tchoukball.

Nenhum comentário:

Mande sua Menssagem ou Duvida para Nós

Nome:
Endereço de E-mail:
Escreva aqui sua mensagem ou duvida:

create web form